No dia 26 de outubro, o TAS3 realizou uma visita de estudo à Central de Esterilização do Hospital de Santo António, acompanhado pelas professoras Rosa Leal e Conceição Brito.
Assim que chegamos lá, fomos divididos em dois grupos, onde tivemos a oportunidade de conhecer os passos da descontaminação, os espaços da central de esterilização, alguns materiais cirúrgicos e as funções de cada aparelho utilizado.
Os objetivos da central de esterilização são assegurar o processamento de todos os dispositivos médicos reutilizáveis necessários à prestação de cuidados ao utente, segundo normas que garantam a qualidade técnica e a otimização dos recursos.
A central de esterilização é constituída por cinco setores: a receção, a lavagem, a secagem, o embalamento e a esterilização.
TAS3