ESSPC - Bodas de prata
1999-2024
Todos os dias são dias de celebração da escola que mantemos viva, dos alunos que acolhemos e acompanhamos, dos professores que calorosamente recebemos e dos assistentes administrativos e operacionais que acarinhamos, mas 2024 é um ano de celebração especial – a escola comemora o seu 25º aniversário.
Não quisemos, por isso, limitar-nos à celebração do Dia da Escola, em 1 de março, quisemos, como a ocasião merecia, alargar a festa por 6 dias, começamos a 23 e fechamos no dia 1, a data da nossa festa anual.
23 a 29 de fevereiro
Exposição Fotográfica 25 Anos, 25 Imagens e Mais!



23 de fevereiro



Sessão Solene de Abertura
Na sexta-feira, dia 23, pelas 21h00, a Sessão Solene de Abertura das Comemorações do 25º aniversário da ESSPC assinalou o início das atividades comemorativas, nas nossas instalações, e constituiu um momento de homenagem a todos os elementos do pessoal docente e não docente que se encontram em exercício efetivo na ESSPC desde o primeiro dia de funcionamento – 1 de setembro de 1998 – até aos dias de hoje.
Estiveram presentes a maioria dos atuais professores e assistentes administrativos e operacionais, elementos da associação de pais/encarregados de educação e da associação de estudantes, antigos alunos e professoes, além de diversas entidades da comunidade educativa.
Para esta cerimónia contamos a significativa presença do “guardião das memórias da terra”, Sr. Serafim Gesta Mazola, que, na Biblioteca, onde guardamos o fabuloso espólio bibliográfico que em tempos nos doou, nos brindou com sabias palavras de reconhecimento.
Na sala dos alunos, preparada a preceito, o coro Vox Populi abriu a sessão, abrilhantando o momento com três canções de mensagens sonhadoras, com destaque para A Pedra Filosofal, de Manuel Freire. Seguiram-se as intervenções de boas-vindas da Diretora e emocionada de Daniel Vieira, antigo aluno de reconhecido mérito na comunidade, lembrando o contributo da ESSPC para o seu sucesso pessoal, académico e político.
Seguiu-se a homenagem anunciada a todos os que trabalham para que o sonho de 25 anos se mantenha vivo, com a entrega, pela Diretora, Ana Rangel, e a presidente do Conselho Geral, Amália Pereira, de uma magnífica placa emoldurada evocativa do aniversário da escola, um pequeno símbolo com grande significado para quem o recebeu.
Os discursos da Presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Sofia Martins, do Senhor Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, e do Secretário de Estado da Educação, António Leite, encerraram a primeira parte protocolar da sessão.
E depois do habitual Porto de Honra, terminamos a noite com o descerrar da placa comemorativa do nosso 25º aniversário.















26 de fevereiro
Portas Abertas
Entre as 9h30 e as 19h30 do dia 26, a ESSPC esteve de Portas Abertas para todos os pais e encarregados de educação que, tendo os educandos a estudar connosco ou a intenção de os trazer no próximo ano, quisessem conhecer a nossa instituição e/ou oferta formativa.
A receção esteve a cargo das técnicas do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF).
28 de fevereiro
Conselho Consultivo dos Cursos Profissionais
No dia 28 de Fevereiro, pelas 18h00, reuniu o Conselho Consultivo dos cursos profissionais, que propôs manter a atual oferta formativa para 2024/2025.
29 de fevereiro
Dia do Diploma
Foi com orgulho que no dia 29 de fevereiro, a Diretora presidiu a mais uma cerimónia de reconhecimento e valorização do empenho e mérito dos nossos alunos, desta vez, relativamente ao ano letivo 2022/2023. Além dos homenageados, e respetivos pais/encarregados de educação, família e amigos, pudemos contar com a presença de elementos do pessoal docente e não docente, bem como dos representantes do Conselho Geral, da Associação de Pais, da União das Juntas de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova e da Câmara Municipal de Gondomar.
1 de março
Dia da Escola
Neste ano, o Dia da Escola surgiu na sequência de uma semana de eventos, o tempo não estava favorárel, mas não se podia perder a maior festa, a dos alunos. Fez-se entre as 10h00 e as 12h30 do dia 1 de março com a participação dos alunos num conjunto de atividades lúdicas que fez a alegria de todos. Dado o condicionamento das condições meteorológicas, a organização das atividades fez-se exclusivamente em espaços interiores, embora tenha sido possível a montagem de alguns insufláveis no campo de jogos, lá para o fim da manhã:
a. Pavilhão e/ ou campo de jogos – insufláveis;
b. Sala superior no pavilhão – Lan Party;
c. Sala dos Alunos – jogos tradicionais e atividade rítmica;
d. Espaço + Sucesso – jogo da Glória
Sendo dia de festa, não faltou o bolo de aniversário, fornecido pela Associação de Pais/ Encarregados de Educação e o lanche, pela escola.
A manhã terminou com um animado e delicioso almoço para professores, assistentes operacionais e administrativos. Há melhor forma de terminar uma festa!?



