Na manhã do dia 6 de fevereiro, a turma do 12º TD da nossa escola participou numa aula de campo de escalada na Escola do Cerco, onde fomos muito bem recebidos pela docente Helenas Dias, responsável pela disciplina e os seus alunos do 12º de TD. A atividade foi muito interessante, na medida em que permitiu que os nossos alunos pudessem colocar em prática os conhecimentos da Escalada e do Rapel transmitidos nas aulas teóricas. Com a colaboração dos alunos, já experientes da Escola do Cerco,
foi possível passar uma manhã desportiva bastante divertida, cheia de adrenalina em que a maior parte dos alunos conseguiu superar as suas expectativas relativamente aos receios demonstrados nas aulas teóricas.
7 de fevereiro – NA NOSSA ESCOLA
Na tarde do dia 7 de fevereiro, o turno 1 da turma do 12º TD teve ainda a oportunidade de participar numa outra aula de campo, desta vez na nossa escola, dinamizada pelo docente convidado, Professor Luís Cortez, que amavelmente se disponibilizou para dar o seu contributo aos nossos alunos.
A atividade contou com dois momentos: o primeiro, no ginásio, com o docente a dar maior enfoque à demonstração dos materiais a utilizar, às suas funções, realização dos vários tipos de nós e à preparação/ montagem para aplicação prática no Rapel.
Nesse seguimento, os alunos experimentaram esta técnica nos espaldares e, posteriormente, passaram para a segunda parte da atividade, que consistiu em fazer Rapel no pavilhão, com a descida da bancada para o solo. Este foi o momento mais empolgante de toda a atividade, tendo, quase todos os alunos, conseguido realizar esta técnica com sucesso.
No dia 21 de fevereiro, foi a vez do turno 2 desfrutar desta aventura.
Ivone Sousa, professora